A Seleção Nacional de Ciclismo de Pista entrou da melhor forma no Campeonato da Europa de Pista, com duas medalhas no primeiro dia de provas. Rui Oliveira conquistou a prata na eliminação, enquanto a ribatejana Maria Martins venceu o bronze no scratch.
Numa prova em que se apresentou a um grande nível, sempre bem colocada, “Tata” Martins terminou na terceira posição da classificação final, apenas atrás da italiana Martina Fidanza, que conquistou o ouro, e da neerlandesa Lorena Wiebes, que ficou com a prata.
“Sabia que era importante fazer um bom resultado, mas estava aberta a várias situações de corrida, tanto atacar como ir para o sprint. Tenho tido boas sensações ultimamente, mas é o início da época e temos sempre dúvidas sobre o nível das adversárias. Tentei levar uma corrida tranquila e ir percebendo qual seria a dinâmica. A meio da prova, tentei provar inconstância na corrida, mas ninguém estava interessado em atacar, por isso decidiu-se ao sprint. No sprint final, escolhi uma boa roda e explorei ao máximo para sprintar no timing certo e estar na discussão da prova. Mais do que as medalhas, isto significa muito para mim porque não estive no meu melhor recentemente e voltei a sentir-me competitiva”, explicou Maria Martins em declarações ao site da federação de Ciclismo.