Mesmo sendo o líder do campeonato, o piloto de Alqueidão apostou forte em manter o número 1 na sua moto e levou de vencida a concorrência no final de disputadas 20 voltas aos 1.500 metros da Pista da Carneira.
{creativeslider id=”15″}
As primeiras cinco voltas da derradeira corrida do ano foram lideradas pelo também ribatejano Sandro Peixe, o líder em MX1 antes da prova, mas na sexta passagem era já Outeiro a liderar, ele que recuperou da terceira posição onde esteve nas três primeiras passagens pela linha de meta para assumir o segundo posto por troca com Paulo Alberto durante duas voltas e logo de seguida passar Peixe rumo à vitória e ao título nacional tanto em Elite como em MX1, fechando a corrida com pouco menos de cinco segundos de margem sobre Alberto – que passou Peixe na oitava volta para fechar o ano em segundo – sendo quarto o espanhol David Beltran, o melhor em MX2 na frente de Luis Oliveira, o quinto na linha de meta.
Luis Outeiro renovou com esta vitória o título nacional, fechando a época com 11 pontos de vantagem sobre Paulo Alberto e 14 para Sandro Peixe. Em MX1, cuja corrida única foi igualmente ganha por Outeiro na frente de Paulo Alberto e Sandro Peixe, o novo campeão nacional terminou com seis pontos de vantagem sobre os seus dois rivais, ambos com a mesma pontuação, sendo o desempate favorável a Alberto por força do maior número de vitórias (oito) ao longo do ano.
Com o triunfo na Moçarria, Luís Outeiro tornou-se o mais novo campeão nacional de MX1 da história do motociclismo em Portugal, com apenas 18 anos e 10 meses de idade.
No pelotão das MX2 dois segundos lugares foram perfeitos para Luis Oliveira conquistar o ceptro nas MX2, num Domingo marcado pelo abandono de Fábio Costa na primeira corrida, o que o deixou fora da corrida para a classe e o fez perder igualmente o primeiro lugar nos Júniores para Sandro Lobo, que com dois terceiros lugares fechou o ano como vice-campeão a apenas seis pontos de Luis Oliveira que ao título absoluto no enduro junta agora o campeonato MX2, 31 anos depois de seu pai ter igualmente conquistado um dos seus muitos títulos no motocross nacional.
Nas 125 Júnior Fábio Costa perdeu o campeonato para Sandro Lobo neste derradeiro confronto, terminando o ano a apenas cinco ponto do campeão nacional. Na corrida Sandro Lobo arrasou a concorrência ao vencer com mais de uma volta de vantagem sobre Martim Maria e Guilherme Esteves.
Nas MX85 foi Tomás Santos quem venceu ambas as corridas para terminar a época invicto e com os pontos máximos no seu palmarés. Gonçalo Cardoso foi o segundo em ambas as corridas na pista ribatejana, terminando o campeonato a 30 pontos de Santos e com margem idêntica para Bernardo Pinto, o terceiro na contabilidade final de ano.
Edgar Salustiano venceu ambas as corridas nas MX50 e conquistou o título deixando em segundo Iker Gonzalez e Vicente Caeiro em terceiro. Nas MX65 o campeonato será decidido apenas na derradeira prova do ano, a realizar na Madeira, sendo Leonardo Gaio o primeiro na geral depois de dividir vitórias com Duarte Pinto. Ambos seguem para a ‘Pérola do Atlântico’ com curtos oitos pontos de diferença.