Por capricho do destino, o sorteio da 1ª eliminatória da Taça de Portugal colocou frente a frente duas equipas, que, embora, atualmente, sejam de patamares diferentes (U. Tomar disputa o distrital de Santarém e o U. Leiria o campeonato nacional de seniores) poderá ser classificado um desafio entre dois “históricos” do futebol nacional, pois ambos já disputaram, em tempos, o principal campeonato português.
Lino Freitas, de 55 anos, treinador da equipa nabantina, concorda que “é sempre bom voltar ao passado” mas lamenta “que o União de Tomar não se possa apresentar com todos os elementos do plantel para poder tornar a festa mais brilhante”.
“Mas uma coisa é certa, vai ser o jogo da vida de muitos dos meus jogadores!”, afirma o técnico que, não deixa de frisar que “taça é taça” mas “estamos a falar de realidades muito diferentes”.
Para o campeonato da 1ªdivisão da Associação de Futebol de Santarém prestes a iniciar-se, o técnico do clube da cidade do Nabão diz que o objetivo “é ficar o mais acima possível na classificação (na temporada finda o U. Tomar ficou em 2º lugar), sabendo que do outro lado existem equipas com muito valor e com mais apoios económicos e, por isso, com armas diferentes”.
A qualidade do futebol praticado no distrital de Santarém é assim analisado por Lino Freitas: o futebol no nosso distrito está num nível bom, com equipas de valor onde se pratica bom futebol, com jogadores de bom nível e bons treinadores”.
Relativamente às equipas que poderão discutir o título, Lino Freitas refere que ainda não tem bases para responder com muitas certezas, mas, avança que o Fátima, pelo investimento que está a fazer, “vai ser campeão à vontade”. Em relação às demais equipas, diz que vai ser um campeonato equilibrado, sempre com incertezas de quem baixa de divisão e quem fica no pódio.
O técnico nabantino conta no seu palmarés com uma subida à 1ª divisão de seniores pelo Linhaceira; uma subida à 1ªdivisão de seniores pelo Tramagal; foi campeão distrital de juniores da 1ªdivisão pelo U. Tomar e vice-campeão distrital seniores 1ª divisão pelo União de Tomar (2014/15).
Questionado pela Rede Regional se, como treinador, não desejaria subir mais alguns degraus no futebol, o nosso interlocutor é claro. “O futebol é feito de oportunidades. Se aparecerem e forem vantajosas tudo pode acontecer. No entanto, a minha vida profissional não pode ser posta em causa por projetos que não tenham consistência”, completou.
Lino Fritas, que vai fazer a 5ª época consecutiva à frente do grupo de trabalho nabantino, ainda não considera o plantel fechado. “Costumo dizer que quem fecha o plantel é a associação de futebol quando não deixa inscrever mais ninguém. Até lá tudo pode acontecer . Porem, estou satisfeito com o grupo que tenho”, termina
Um século de História
Em 4 de Maio de 1914 era fundado na cidade de Tomar o União Futebol Comércio e Indústria de Tomar, vulgo União de Tomar.
Atualmente presidido por Abel Bento, o União de Tomar pode considerar-se um histórico do futebol nacional, porquanto, por seis vezes, nas décadas de 60 e 70 do século passado, disputou o campeonato nacional da I divisão, além de ter 16 presenças no nacional da II divisão. Em 1964/65 foi campeão nacional da III divisão.
A nível distrital foi 5 vezes campeão da AF Santarém, além de ter conquistado muitos outros títulos distritais nas camadas de formação.
Na época de 1977/78 chegaram a jogar na equipa nabantina os ex -jogadores do Benfica e internacionais Eusébio e António Simões.
Grácio dos Santos