Com apenas 11 anos, João Pedro Duarte começa a dar nas vistas no motocross.
O jovem piloto natural de Almeirim sagrou-se esta época vice-campeão nacional de infantis B e terminou no 2º lugar do campeonato regional centro sul na classe minis 50cc e 65, depois de vencer várias provas onde participaram alguns adversário bem mais experientes.
Um dos melhores resultados deste ano foi conseguido na mítica Mini Baja Portalegre, onde subiu ao 3º lugar do pódio entre 28 pilotos com idades entre os 8 e os 15 anos.
Depois de ter participado em apenas duas provas do regional em 2012 (venceu uma e ficou em 2º lugar na outra), João Pedro Duarte estreou-se nesta época de 2013 nos campeonatos oficiais de motocross, com a sua KTM 65ccSX.
João Pedro Duarte quer continuar com as vitórias e os bons resultados no próximo ano, em que, devido à idade, vai passar a correr numa classe superior e mais competitiva, de 85cc, e com a concorrência de pilotos dos 12 aos 15 anos, mais velhos e mais experientes.
O jovem treina regularmente nas pistas do Frade de Cima e dos Foros de Benfica, e numa pista privada da própria família, que foi, no fundo, quem lhe incutiu a paixão pelos desportos motorizados de duas rodas.
João Duarte tem moto desde os quatro anos, idade com que começou a acompanhar o pai nos passeios pelos campos da lezíria de Almeirim e pela charneca ribatejana.
Aos 10 anos, foi o próprio quem pediu ao pai, também chamado João Duarte, para entrar em provas federadas de motocross, onde já começou a mostrar talento.
Vontade de vencer não falta a este jovem estudante do 6º ano na escola Febo Moniz, em Almeirim, e que é também o defesa direito dos sub10 do União Futebol Clube de Almeirim.