Gabriel Vidal, jogador do GF Achete, foi convocado para a seleção nacional sub21 de futsal, que vai ter um duplo embate frente à sua congénere espanhola na segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de abril.
O jovem atleta do clube do concelho de Santarém foi chamado à última da hora pelo selecionador José Luís Mendes para substituir o lesionado André Coelho, mas deverá ser o primeiro jogador de futsal do distrito a estrear-se com a camisola de Portugal.
Gabriel Vidal tem vindo a ser observado há muito tempo pelos responsáveis máximos do futsal nacional e já tinha sido chamado para um estágio da seleção nacional de sub20 em Abril de 2012, que decorreu em Rio Maior.
Em entrevista ao site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Luís Mendes disse ver na Espanha, tendo em conta a sua qualidade, o adversário ideal para a seleção nacional testar as suas capacidades.
Em relação ao lote de convocados, o selecionador reconheceu que os jogadores têm um grande potencial de crescimento, mas serem oriundos de contextos competitivos muito diferentes pode ser um handicap para enfrentar a poderosa seleção espanhola.
"Sabemos que não é um grupo muito homogéneo ao nível do volume de treino que cada atleta tem no clube onde joga. Coexistem aqui jogadores de terceira divisão e elementos de plantéis de clubes profissionais, o que poderá criar certos desnivelamentos em alguns dos processos de treino. A nossa tarefa é encontrar soluções para resolver essas assimetrias”, disse o mister ao fpf.pt.
As seleções de sub21 vão defrontar-se primeiro no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, na segunda-feira às 19 horas, e no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, no Seixal, na terça-feira, dia 30, à mesma hora.
Notícia relacionada:
Gabriel Vidal estreou-se na seleção e quer repetir a experiência