Ter, 10 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Irmãos Batista são os melhores da Europa

Os irmãos Ricardo e João Nuno Batista, atletas do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN), conseguiram este sábado, 5 de agosto, em Balikesir, na Turquia, um dos maiores feitos do triatlo português, conquistando os títulos europeus de Elites e Sub23, e Juniores, respetivamente.


A competição iniciou-se na sexta-feira, 4 agosto, com a realização das eliminatórias para os vários escalões em femininos e masculinos, em formato super-sprint (270m/natação, 8km/ciclismo e 1,7km/corrida), que apuraram para as finais de sábado, 6 atletas do Clube de Natação torrejano, João Nuno Batista para final de juniores, Ricardo Batista, Tiago Fonseca, Gonçalo Oliveira, Afonso do Canto e Maria Tomé para a final de Elites e Sub23, ficando apenas de fora das finais, Gustavo do Canto, que se viu envolvido numa queda em grupo no segmento de ciclismo, que o colocou fora de prova.

No sábado de manhã, o primeiro atleta a entrar em ação, foi João Nuno Batista, que venceu de forma destacada a final de juniores deste campeonato da europa de triatlo, conquistando o 1º título europeu do dia para Portugal, isto um mês depois de se ter sagrado campeão do mundo da categoria.

A tarde de sábado, iniciou-se com a final feminina em elites e sub23, e a participação de Maria Tomé, que concluiu a prova no 17ºlugar (12º sub23), mas a prova mais disputada desta competição europeia estava reservada para a final masculina.

Ricardo Batista realizou uma prova simplesmente excecional, e depois de cumprir uma penalização de 10 segundos junto da sua bicicleta, após o árbitro considerar que o atleta fez falsa partida, integrou ainda o grupo perseguidor na 1ªvolta de ciclismo. Ao se aperceber que estavam dois atletas em fuga, Ricardo Batista “atacou” no grupo e alcançou os 2 fugitivos, entrando para o segmento da corrida apenas com a concorrência direta do norueguês Sebastian Wernersen, que ficou rapidamente para trás, e do alemão Lasse Priester, que foi batido no sprint final pelo atleta torrejano.

O mais velho dos irmãos Batista alcançou assim uma dupla vitória na mesma competição, sagrando-se Campeão da Europa de Triatlo em Elites e Sub23.

“Estou muito feliz por voltar aos bons resultados depois de um longo período sem conseguir treinar corrida devido a uma lesão. Sem dúvida que me faz desfrutar muito mais este resultado. Obrigado a todos os que estão envolvidos no meu dia a dia como atleta, nomeadamente o meu treinador Paulo Antunes”, disse Ricardo Batista.

“É nos momentos mais sombrios que nos reerguemos, e é nessa escuridão que aparecem os verdadeiros campeões. As emoções estiveram ao rubro após um dia que dificilmente se repetirá”, retorquiu Paulo Antunes.

Ainda na mesma prova, estiveram presentes mais 2 atletas do Clube de Natação de Torres Novas. Gonçalo Oliveira concluiu no 21ºlugar e Tiago Fonseca no 29º, enquanto Afonso do Canto alcançou o 10ºlugar (40º à geral), na final B deste campeonato da europa de triatlo em elites e sub23.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB