Pela terceira vez consecutiva, Inês Henriques venceu os 20 kms marcha de Chiuahua, no México, numa prova a contar para o Challenge Mundial de Marcha que se disputou no sábado, 23 de fevereiro.
A atleta do Clube de Natação de Rio Maior (CNRM) completou o percurso com o tempo de 1h33m46s, deixando no segundo lugar outra portuguesa, Ana Cabecinha, que demorou mais 28 segundos até passar na linha da meta.
A mexicana Mónica Equihua, a correr perante o seu público, fechou o pódio, mas com um tempo já acima da hora e 35 minutos.
O duelo protagonizado entre as duas marchadoras lusas foi um dos grande pontos de interesse desta prova; que teve a liderança intercalada até aos 14 quilómetros, altura em que Inês Henriques, de 32 anos, se destacou e conquistou uma vantagem confortável que a levou à terceira vitória consecutiva no México.
Poderá afirmar-se que a riomaiorense se dá bem com os are de Chihuahua, a 1.440 metros de altitude, onde, à exceção da sua primeira participação em 2007, subiu sempre ao pódio da competição; em 2010, na Taça do Mundo de Marcha, Inês Henriques foi medalha de bronze e contribuiu para a vitória coletiva da equipa portuguesa.
No sector masculino, e mesmo sem Eder Sanchez, o vencedor do ano passado, dominaram os homens da casa, com a vitória a pertencer a Isaac Palma, seguido do canadiano Iñaki Gómez e do mexicano Pedro Daniel Gómez.