Segundo uma nota biográfica divulgada pela autarquia, Maria Helena Lello de Caldevilla (Helena Sentieiro) nasceu no Porto em 1940, onde viveu toda a sua infância e juventude, tendo, em 1964, vindo para Torres Novas, onde começou como professora de educação física na Escola Industrial de Torres Novas (atual Maria Lamas), acumulando com aulas no Colégio de Santa Maria.
Na década de 70, criou a sua equipa de andebol no Desporto Escolar, com alunas das suas aulas de educação física, tendo-se debatido com algumas barreiras em termos de aceitação por parte dos pais, numa altura em que existia um certo preconceito associado ao desporto feminino.
O seu caminho foi interrompido por um acidente, em 1974, que a deixou numa cadeira de rodas. Regressou ao ensino cerca de um ano depois como professora de Educação Física em cadeira de rodas, sem preocupações com a estranheza que poderia gerar essa tarefa, e voltou a pegar na sua equipa de andebol do Desporto escolar.
Em 1981, pela primeira vez, uma equipa de andebol Feminino do Clube Desportivo de Torres Novas ganhou o campeonato nacional da modalidade e simultaneamente a Taça de Portugal, quebrando a hegemonia, até então das equipas de Lisboa.
Por todo este percurso e pela forma como demonstrou que a capacidade de superação de algumas das rasteiras que a vida proporciona, recebeu em 2019 a homenagem Carreira / Figura Desportiva na 3.ª Gala do Desporto do Município de Torres Novas.
Helena Sentieiro faleceu no passado dia 10 de fevereiro de 2022.
