A vitória do 1º de Dezembro frente ao Coruchense, por 2-1, e o empate do Pêro Pinheiro (1-1) em Mortágua, relegaram a União de Santarém para o terceiro lugar da Série C do Campeonato de Portugal, ficando assim sem acesso à possibilidade de lutar pela subida de divisão à Liga 3.
Refira-se que o golo que deu a vitória ao 1º de Dezembro foi apontado aos 88 minutos, sendo que um empate da equipa de Sintra permitia à União ficar no segundo lugar, que daria lugar à fase de luta pela subida.
Antes desta última jornada, a União estava na primeira posição, com os mesmos pontos que o Pêro Pinheiro e mais um que o 1º de Dezembro, mas como não jogava (deveria defrontar nesta ronda o Rio Maior SC, que entretanto desistiu) estava dependente dos resultados dos seus adversários, que acabariam por não lhe ser favoráveis.
A União já reagiu na sua página de Facebook, admitindo que este “é um momento de grande tristeza para todos no clube”. “Ambicionávamos mais do que ficar apenas por esta fase da competição. Tudo fizemos para ficar nos dois primeiros lugares, mas não foi possível”, pode ler-se.
Ainda assim, o clube garante que “este não é o fim” do trabalho e continuará “a lutar para voltar o mais rápido possível à Liga 3”.
“Agora é apontar as nossas baterias para a próxima época sermos felizes”, refere o mesmo texto, onde se agradece “o apoio incansável” de todos os sócios e adeptos, ao longo da presente temporada, onde o clube nunca perdeu no Campo Chã das Padeiras em jogos para o campeonato. “E contamos com o apoio de todos vocês na próxima época para nos ajudarem a atingir os nossos objetivos”, conclui a publicação, onde se podem ler ainda os parabéns “ao SU 1⁰ Dezembro e ao CA Pêro Pinheiro pela qualificação à fase de subida”.
Quanto ao Coruchense, já estava despromovido e na próxima época estará de volta ao distrital de Santarém.