Seg, 20 Maio 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Ginastas do Ribatejo a postos para os mundiais

Comitiva ribatejana para Daytona
Comitiva ribatejana para Daytona

 

Catorze atletas de vários clubes do distrito de Santarém vão participar, durante o mês de novembro, nos campeonatos mundiais de trampolim, que se realizam nos Estados Unidos da América. A reforçar este contingente ribatejano, que integra as várias seleções nacionais, estão ainda cinco treinadores e um chefe de delegação.

Os primeiros a partir são os ginastas seniores. Diogo Ganchinho e Bruno Nobre (ambos do CF Estevense) e as gémeas Ana e Andreia Robalo (CT Salvaterra de Magos), fazem parte do grupo de 14 atletas que vão representar as cores nacionais no Campeonato do Mundo de Trampolins, que se realiza de 3 a 9 de novembro, em Daytona Beach, nos Estados Unidos.

É um grupo de atletas no qual se colocam muitas expectativas. Bruno Nobre, o mais velho da comitiva, ficou em terceiro lugar no último mundial, Diogo Ganchinho, mesmo sem estar a 100 por cento, foi 5º no último campeonato da Europa, enquanto as irmãs Robalo, que continuam a crescer na modalidade, já colecionam títulos de campeã e vice-campeã da Europa.

“É a nata das natas” dos trampolins em Portugal, refere Carlos Matias, treinador do Estevense e do CT Salvaterra, que há duas décadas é uma das referências no treino da modalidade em Portugal, e que é atualmente o treinador da equipa nacional.

A comitiva integra ainda outro representante do distrito. Luís Arrais, ex-professor e dirigente do Gimno Clube de Santarém, é o atual vice-presidente da federação de ginástica e será o chefe da delegação portuguesa.

Quando a prestação deste grupo estiver a terminar, segue para o mesmo local a seleção nacional que vai participar na Competição Mundial por Grupos de Idades, uma espécie de campeonato do mundo para atletas entre os 11 e os 18 anos, que se realiza de 10 a 16 de novembro, também em Daytona Beach.

Nesse grupo estão incluídos mais 10 atletas da região, que vão competir em diferentes escalões. A comitiva integra André Nunes (CF Estevense), Ana Gomes e Lucas Santos (CT Salvaterra), Rita Batista, Patrícia Antunes, Marta Cunha e Gonçalo Faro (GC Santarém) e o trio José Nunes, João Fernandes e Maria Isabel Barba (todos do Ateneu Cartaxense).

Carlos Matias, Bruno Nobre, Hélder Silva, Fernando Gaspar e Edite Silva, são os treinadores da região que acompanham estes atletas, numa delegação também ela chefiada por Luís Arrais.

 

Ribatejo é um viveiro de ginastas

Com uma experiência de duas décadas a treinar atletas, Carlos Matias afirma que o distrito de Santarém tem sido “um viveiro de ginastas nacionais” e admite que um dos segredos para o sucesso tem sido a capacidade de “conseguir transmitir os ensinamentos de geração para geração”.

Exemplificando com os casos de Bruno Nobre e Fernando Gaspar, o primeiro atleta e já treinador e o segundo um ex-atleta que dirige a formação do Gimno Clube de Santarém, Carlos Matias destaca a estabilidade nos clubes de referência na região, que tem permitido uma “continuidade na transferência de conhecimentos”.

A pedido do presidente da Associação de Ginástica de Santarém (AGS), Vítor Varejão, o atleta mais experiente da comitiva, Bruno Nobre, dirigiu-se aos mais novos, alguns com apenas 11 anos e que vão ter em Daytona a sua primeira experiência internacional, para os tranquilizar.

” Nós treinámos para isto mesmo mas é normal ficarmos ansiosos e stressados à medida que a prova se aproxima. As coisas por vezes têm tendência a não correr bem mas pensem apenas nas vossas séries, esqueçam os adversários e foquem-se apenas nas vossas provas”, aconselhou.

Os atletas que vão aos Estados Unidos têm apenas o apoio da AGS, que contribui com 50 euros por atleta, dos clubes e de algumas autarquias. O restante é pago pelas famílias, o que não retira motivação a ninguém.

“Estas provas são o grande berço dos campeões”, concluiu Carlos Matias, perante a grande maioria dos atletas que marcaram presença na conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, dia 29, em Santarém.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB