“Como entidade formadora que somos, pensámos que era de todo pertinente avançar com este projecto”, explicou à Rede Regional o coordenado da formação da “Briosa” scalabitana, Fernando Santos, que é também o responsável pelas equipas femininas.
Os treinos estão a decorrer desde o final de maio, às terças-feiras, ao final da tarde, entre as 18h00 e as 19h30, e a adesão tem sido animadora, com mais de duas dezenas de jovens atletas entre os 5 e os 12 anos.
“Já há oferta formativa para as meninas noutras modalidades mas notámos esta lacuna no futebol e como a Associação de Futebol de Santarém tem poucas equipas femininas, entendemos que era nossa responsabilidade promover mais esta oferta”, acrescenta Fernando Santos.
Para já os treinos decorrem nos sintéticos da Escola Superior Agrária mas, com o início da nova época, quer treinos, quer jogos passarão a ser feitos também nos sintéticos que a autarquia instalou recentemente em várias escolas da cidade e que são próprios para o futebol 7.
Dependendo das atletas que se forem inscrevendo, a Académica equaciona apresentar equipas de escolinhas, para participar nos encontros e concentrações inter-clubes de futebol 7, e uma equipa de infantis (Sub-12).
O coordenador da formação da académica diz que a dinâmica do futebol feminino terá de ser desenvolvida muito à base da ligação com as escolas e o desporto escolar, parceiros importantes para a solidez do projeto.
“Queremos mais jogadoras para ter a certeza que o projeto tem futuro mas estamos satisfeitos com a adesão”, explica Fernando Santos, garantindo que, nesta fase, “as ambições desportivas não são muito grandes nem o fator mais importante”.
Este é também um novo desafio pessoal para o treinador, habituado a treinar equipas jovens muito competitivas, e que agora volta à verdadeira base. “Alguém tinha de se chegar à frente”, diz com um sorriso, revelando que vai ter o apoio de outros treinadores e até de algumas atletas mais velhas, algumas dos cursos profissionais de desporto, que “vão dar uma ajuda”.
Marta Melão, jovem jogadora que começou na formação da Académica de Santarém e que entretanto se transferiu para o Sporting e já se estreou na Seleção Nacional, é uma das embaixadoras da equipa, que conta também com o apoio da Briosa, a mascote feminina do clube.
ACADÉMICA LANÇA PRIMEIRA ESCOLA EM ALCANEDE
A par do futebol feminino, a Académica de Santarém lançou também a sua primeira escola de futebol, neste caso em Alcanede, onde já se realizaram os primeiros treinos de captação, e com grande sucesso, com mais de meia centena de inscritos, entre meninos e meninas, dos 5 aos 8 anos.
“É muito gratificante ver o empenho e a felicidade deles”, diz Fernando Santos, adiantando que neste caso havia uma clara lacuna na oferta formativa de futebol nesta zona Norte do concelho, colmatada também com as novas infraestruturas desportivas criadas na vila.
Os treinos realizam-se às quartas-feiras, das 18h00 às 19h30.