Dois atletas ribatejanos arrecadaram esta quinta-feira, 10 de abril, medalhas de ouro e prata na 24.ª edição dos Europeus de trampolins, que decorrem em Guimarães até sábado.
O feito maior vai para Ana Robalo, do Clube de Trampolins de Salvaterra, que conquistou a medalha de ouro no duplo mini-trampolim feminino por equipas, sagrando-se campeã europeia da modalidade.
Ana Robalo competiu em equipa com Joana Pereira, Sílvia Saiote e Mafalda Prazeres, tendo Portugal vencido com um total de 101,900 pontos somados, mais 1,000 pontos do que a Rússia, medalha de prata, e mais 3,500 do que a Grã-Bretanha, medalha de bronze.
Já o quarteto formado por Bruno Nobre (Cclube Futebol Estevense), Diogo Costa, André Lico e André Fernandes obteve o segundo lugar na final masculina de duplo mini-trampolim, com 113,600 pontos, tendo ficado a 1,000 pontos da Rússia, que conquistou a medalha de ouro.
A equipa vencedora ultrapassou a equipa portuguesa no último salto, executado pelo atual campeão mundial Mikhail Zalomin, que valeu 39,300 pontos.
Também ontem Bruno Nobre apurou-se para a final individual de duplo mini-trampolim. O atleta ribatejano, medalha de bronze nos campeonatos do mundo de 2013, em Sofia, foi o melhor português na qualificação para a final masculina de duplo mini-trampolim, com a obtenção do quinto lugar entre 18 ginastas (72,100 pontos).
Menos sorte teve Ana Robalo, que na competição individual também ficou entre as oito melhores ginastas (foi sexta), o que à partida lhe valeria o apuramento para a final. No entanto, como a União Europeia de Ginástica impede a participação de mais de dois atletas por país em finais e Joana Pereira e Sílvia Saiote já estavam apuradas, a atleta de Coruche que compete pelo Clube de Trampolins de Salvaterra ficou de fora.