A desistência do Estrela Ouriquense do campeonato da Divisão Principal da Associação de Futebol de Santarém levou a vários acertos na classificação geral da competição. Segundo os regulamentos, após a desistência, o Ouriquense fica com zero pontos e aos adversários são retirados todos os pontos conquistados nos jogos com a equipa do concelho do Cartaxo.
Com este cenário, Moçarriense (10º) e Porto Alto (11º) sobem um lugar, enquanto Benavente e Amiense, quinto e sexto classificados, respetivamente, mantêm as posições mas ficam mais próximas dos quatro primeiros, uma vez que tinham perdido com a equipa de Vila Chã de Ourique, derrota agora “anulada”.
Recorde-se que o Ouriquense desistiu do campeonato à passagem da nona jornada por dificuldades financeiras provocadas pela falta de pagamento, por parte da Câmara do Cartaxo, dos protocolos de 2010 e a indefinição quanto aos protocolos de 2011.
Numa assembleia geral realizada no fim de outubro, o presidente do clube, Carlos Albuquerque, explicou que a direção só decidiu entrar no campeonato sénior porque os responsáveis da autarquia lhe prometeram que em meados de julho deste ano seria pago o protocolo de 2010 e transferido metade do protocolo de 2011, o que não passou de uma promessa.
Uma hora antes da Assembleia, Carlos Albuquerque, recebeu mesmo a informação, da boca do próprio presidente da autarquia, Paulo Caldas, de que o pagamento dos protocolos 2010 e 2011 só seria possível a partir de meados do 2012.
Com seis meses de atraso nos subsídios de deslocação aos atletas, uma despesa fixa mensal de cerca de 1.600 euros para manutenção das instalações e cerca de 350 euros de despesa por jogo em casa (taxa da associação e policiamento), a direcção viu-se sem soluções porque não tem conseguido patrocínios, o clube tem cerca de 13.500 euros de quotas por receber e a receita de cada jogo tem rondado os 120 euros.
Com este cenário, o presidente do clube considerou que, para evitar problemas maiores, a melhor solução seria desistir do campeonato após o jogo em casa com o Amiense, realizado a 6 de novembro.
Apesar da desistência da equipa sénior, os escalões jovens continuarão a sua atividade.