A segunda edição do Dakar Desert Challenge, uma expedição sem caráter competitivo que liga dois continentes – Europa e África – atravessando Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Guiná-Bissau e Gâmbia e termina em Dakar, a capital do Senegal, tem início marcado para dia 26 de dezembro, em Coruche.
Além das formalidades, a caravana fará um percurso com cerca de 30 quilómetros dentro do concelho de Coruche, aproveitando o momento para dar a conhecer às equipas participantes a paisagem de montado e a charneca ribatejana, características do território e motivo suficiente para tornarem esta primeira etapa aliciante e o prelúdio para a fantástica viagem que terá o seu destino final a 9 de janeiro de 2014, em Dakar.
As máquinas vão estar a partir das 9h00 no Parque do Sorraia, junto á praça de toiros de Coruche, mas a partida oficial só será dada às 14h30.
Da edição deste ano fazem parte 13 motos, 45 veículos 4×4, três veículos 4×2, um camião e ainda seis viaturas da organização. Mais de uma centena de pessoas que vão participar nesta aventura.
Esta edição tem também uma componente solidária traduzida no slogan “Viajar por um mundo melhor, contribuindo para a mudança” que vai entregar material escolar básico, material de alfabetização para adultos, medicamentos, consumíveis hospitalares e pequenos equipamentos de apoio hospitalar, destinado à ONG guineense AD – Ação para o Desenvolvimento (www.adbissau.org), que desenvolve projetos educativos e de saúde nas regiões de Cacheu, Tombali e no bairro de Quelélé em Bissau.
Outras ONGs a atuar no território, como a Silo Gambasse (www.silogb.com), também serão apoiadas e esperam a caravana com grande expetativa. O transporte do material doado é garantido pela organização e participantes do Dakar Desert Challenge nas suas viaturas, sendo a entrega realizada de forma faseada ao longo da travessia da Guiné-Bissau.