Sex, 13 Setembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Colombiano e chinesa vencem Grande Prémio de Rio Maior

rio maior marcha

O Colombiano Eider Arevalo, em masculinos, e a chinesa Hong Liu, em femininos, venceram este sábado, 18 de abril, o 24º Grande Prémio Internacional de Marcha de Rio Maior, prova a contar para o 14º Challenge da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Sérgio Vieira (Benfica) e Ana Cabecinha (Pechão) são os novos campeões nacionais.

Arevalo, que tinha um dos melhores tempos entre todos os presentes, disse à Lusa que veio claramente “com o objetivo de ganhar” e que, apesar da dificuldade e do ritmo elevado, acreditou até final que conseguia bater a concorrência.

Concluiu a prova com o tempo de 1h20m40s, deixando o segundo classificado, o equatoriano Andrés Chocho, a 16 segundos, e o brasileiro Caio Bonfim, terceiro, a 24 segundos.

“Tenho trabalhado muito, vim bem preparado e espero manter a forma até aos mundiais de Pequim. Vou continuar a preparar-me no duro porque quero ganhar o campeonato do mundo”, disse o atleta colombiano.

Nas senhoras, Hong Liu não deu hipóteses à concorrência e deixou as italianas Eleonora Giorgio e Elisa Rigaudo, segunda e terceira, respetivamente, a 50 segundos e 1.47 minutos.

“Esperava ganhar e senti-me sempre bem”, disse a atleta chinesa, cujo grande objetivo é ser campeã do mundo no seu país, em Agosto. “Quero ganhar”, disse convictamente.

Em simultâneo com o Grande Prémio de Rio Maior, disputaram-se os campeonatos nacionais de marcha, em estrada, organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo, que consagraram Sérgio Vieira (Benfica) e Ana Cabecinha (Pechão) como os novos campeões nacionais da modalidade.

Sérgio Vieira acabou em 11º da geral e andou praticamente toda a prova logo atrás do grupo que inclua os melhores estrangeiros, mas isolado entre os portugueses. Frisando que já não tem 20 anos e que sempre que treina lhe dói o corpo, o novo campeão ficou bastante satisfeito com o seu sétimo título nacional, sexto consecutivo, sobretudo porque teve uma pequena lesão durante a semana e não sabia como iria reagir.

“Foi uma prova dentro do possível, com muitas dores nos últimos 5 quilómetros, mas consegui ganhar e ser campeão nacional. Acabou por ser uma prova espetacular”, disse o atleta do Benfica, que só lamentou ter falhado os mínimos para o campeonato do mundo por escassos 22 segundos.

O novo campeão nacional, que relegou o seu colega de equipa Pedro Isidro (Benfica) para a segunda posição e o seu irmão gémeo, João Vieira (Sporting) para o terceiro posto, vai agora estagiar em altitude e espera ainda conseguir os mínimos para o mundial na Taça da Europa (em maio, na Ucrânia) ou numa outra prova que vai fazer na Corunha.

No setor feminino, Ana Cabecinha ficou em quarto da geral, logo após as melhores estrangeiras, e conquistou o seu quarto título nacional consecutivo. A atleta do Pechão seguiu quase sempre atrás de Inês Henriques (Rio Maior), vice-campeã nacional, mas, aos 15 quilómetros tentou um primeiro ataque e, um quilómetro depois, arrancou de vez para a vitória.

“Foi muito difícil, tenho andado doente e por isso foi uma vitória com sabor especial”, resumiu a atleta que agora vai começar a pensar na Taça da Europa e no Campeonato do Mundo.

Vera Santos foi nona, com 1h31m42s, e Susana Feitor foi 11.ª, com 1h31m58s. As quatro portuguesas conseguiram mínimo para o Mundial de Pequim, mas apenas Ana Cabecinha, por ter sido a melhor, tem um lugar já garantido. As duas restantes serão encontradas na Taça da Europa, a 17 de maio, na Ucrânia.

Mara Ribeiro e Miguel Carvalho, ambos do Clube de natação de Rio Maior, sagraram-se campeões nacionais sub-23.

Em juniores, os novos campeões são Edna Barros (Pechão) e Miguel Rodrigues (CN Rio Maior).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB