Pelo menos dois clubes do concelho de Santarém dizem-se esquecidos pela autarquia e pela empresa municipal de desporto (Viver Santarém), que convocou uma conferência de imprensa para divulgar as atividades desportivas previstas para este mês, sem que estes clubes tenham sido convidados ou os seus torneios sido mencionados na mesma.
Em causa estão o Atlético Clube de Pernes (ACP) e o Santarém Futsal Clube, com torneios marcados para o fim de semana de Páscoa, mas que, ao contrário de outros clubes da cidade, não foram convidados para estar numa conferência de imprensa que a autarquia e a Viver Santarém organizaram no dia 4 de abril para que as coletividades pudessem apresentar as competições que organizaram.
No caso do Atlético de Pernes, o clube organiza nos dias 18 e 19 de abril a nona edição do seu torneio de futebol formação – Troféu Comendador José G. Pereira, um evento desportivo que contará com 26 equipas, envolvendo um total de mais de três centenas de atletas e cerca de 80 dirigentes.
Contatado pela Rede Regional, o presidente do ACP, Pedro Teopisto, lamenta o esquecimento mas diz querer acreditar que tenha sido uma “infelicidade”. Cauteloso nas palavras, o dirigente recomenda ao município que tenha “mais cuidado” com estas questões para que não haja “tratamento discriminatório” entre clubes.
Pedro Teopisto volta a recordar a questão dos apoios da autarquia, onde o clube há muito se sente discriminado, tendo chegado mesmo a equacionar suspender a atividade desportiva devido ao atraso no pagamento de verbas por parte da autarquia.
Atualmente o AC Pernes tem cerca de 22 mil euros para receber de subsídios atribuídos e não liquidados até 2009, verbas que deverão ser pagas em breve, quando a autarquia receber o dinheiro na segunda fase do PAEL (Programa de Apoio à Economia Local).
O outro clube que também ficou de fora da conferência de imprensa foi o Santarém Futsal Clube, que no dia 19 vai realizar um torneio sub-17. O mais estranho é que o torneio, onde entre outras equipas vai estar o Sport Lisboa e Benfica, vai realizar-se na nave municipal, gerida pela Viver Santarém, tendo o clube marcado as instalações com a devida antecedência.
O presidente do Santarém Futsal, Bruno Fuzeiro refere que a primeira informação sobre as datas do torneio foram enviadas à Viver Santarém há quase um ano, a 13 de junho de 2013, tendo a confirmação final das datas sido enviada a 24 de março, semana e meia antes da conferência de imprensa.
Vereadora admite erro mas nega desconsideração
Questionada pela Rede Regional, a vereadora com o pelouro do desporto na Câmara de Santarém, Inês Barroso, admite que houve erro dos serviços mas nega que tenha havido qualquer premeditação ou desconsideração em relação a qualquer clube.
“Contactámos os clubes com os dados que tínhamos dos pedidos de apoio. Foi tudo feito com base na boa-fé mas a rapidez com que tudo se desenrolou originou estes lamentáveis desfasamentos”, referiu Inês Barroso, explicando que a conferência de imprensa foi marcada apenas no dia 1 de abril, três dias antes da sua realização, uma vez que os primeiros eventos se iriam realizar no dia seguinte.
NOTÍCIA RELACIONADA:
Abril… desportos mil em Santarém