O Clube de Natação de Torres Novas sagrou-se este sábado, 1 de outubro, em Portimão, bicampeão nacional de triatlo em masculinos e vice-campeão em femininos.
Na última etapa do nacional de clubes, a formação ribatejana teve uma prestação arrebatadora, juntando ao título de bicampeão masculino a renovação da conquista da Taça de Portugal de Triatlo 2022, ao vencer no setor masculino, a 9ªetapa desta competição, no domingo, 2 de outubro, enquanto a equipa feminina alcançou o 3ºlugar, e encontra-se também na liderança da Taça de Portugal de Triatlo, apenas a uma etapa do seu final.
Em comunicado, o clube diz estar “perante uma época extraordinária para o triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, a nível interno, que já conquistou na passada semana em Lagoa, o título de Campeão Nacional de Duatlo, em masculinos e femininos, e no final do mês de agosto, o de Vice-campeão Nacional de Triatlo Longo, em masculinos, para além dos vários títulos nacionais individuais alcançados”.
Da prova disputada no sábado em Portimão, no formato de contrarrelógio por equipas em distância sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida), Ricardo Batista, Erwin Vanderplancke, João Ferreira, Tiago Fonseca, João Nuno Batista e Gonçalo Oliveira, fruto de um segmento de ciclismo forte, no qual anularam a vantagem alcançado pelo Olímpico de Oeiras, foram para a corrida com toda a vontade de vencer a prova, o que veio a acontecer ao baterem o 2ºclassificado, por 13 segundos a menos, e que se encontrava em igualdade pontual no inicio desta última etapa do nacional de clubes.
No setor feminino, as atletas azuis, Maria Tomé, Joana Miranda, Ana Ramos e Mariana Correia, tiveram na equipa do Benfica, uma forte adversária, que venceu esta prova, e ficando em igualdade na pontuação final, o título nacional é atribuído ao clube vencedor na última etapa.
No domingo, 2 de outubro, a 9ªetapa da Taça de Portugal de Triatlo, culminou com mais uma vitória para a equipa masculina do Clube de Natação de Torres Novas, com 4 atletas no top 15. Gonçalo Oliveira subiu ao pódio no 2ºlugar, Guilherme Pires em 5º, José Pedro Vieira em 12º, depois de liderar isolado o ciclismo, e Pedro Afonso Razões em 13º, fecharam o 1ºlugar da equipa e deram a Taça de Portugal de Triatlo ao Clube de Natação de Torres Novas pelo 2ºano consecutivo. Manuel Bartolomeu, que também participou nesta prova, não concluiu a sua prova por uma lesão.
A equipa feminina, teve em Ana Ramos a sua principal atleta nesta prova, subindo ao pódio no 3ºlugar, e com Cláudia Orvalho, a enfrentar uma natação difícil e Mariana Correia, fecharam o 3ºlugar da equipa, e mantém a liderança da Taça de Portugal, deixando tudo em aberto para última etapa, que se disputa em Sesimbra no final do mês.