2024 foi um ano fantástico para a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, que se sagrou tetra-campeã nacional da modalidade e vencedora da Taça de Portugal pela quarta época consecutiva, a que se juntam as presenças olímpicas em Paris 24de Ricardo Batista (6º) e Maria Tomé (11ª).
Criada em 2009 pelo técnico Paulo Antunes, a escola tem vindo a melhorar os seus resultados de época para época e os triatletas do Clube Natação de Torres Novas são hoje o reflexo de anos de trabalho. Paulo Antunes, coordenador técnico deste projeto, destaca o trabalho incansável da direção e refere que, dentro do amadorismo, tem autênticos profissionais do seu lado, não podendo deixar também de agradecer ao seu adjunto Marco Carreira, pelo seu enorme compromisso com o clube.
Além das prestações coletivas e das presenças olímpicas, destaque ainda para Ricardo Batista, que obteve a medalha de Prata em estafetas mistas por equipas na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Napier – Nova Zelândia) e o 5ºlugar na World Triathlon Championship Series (Cagliari – Itália).
Já João Nuno Batista foi bicampeão da Europa de Triatlo Sprint em Juniores (Balikesir – Turquia), 9ºlugar na Taça da Europa de Triatlo em Elites (Quarteira), 5ºlugar na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Huatulco – México) e Campeão Nacional de Triatlo Sprint em Elites e Juniores (Oeiras), entre outros resultados de destaque.
Maria Tomé, que com a equipa Portuguesa de que também fazia parte Ricardo Batista, foi 5ª em estafetas mistas por equipas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, conseguiu a medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Triatlo em Sub23 (Torremolinos – Espanha), a medalha de Prata em estafetas mistas por equipas na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Napier – Nova Zelândia), tendo sido Campeã Nacional de Triatlo Sprint em Elites (Oeiras).
Erwin Vanderplancke, Márton Kropkó, Tiago Fonseca, Gustavo do Canto, Francisco Carvalho, Manel Bartolomeu, Joana Miranda, Mariana Duarte, Luis Moleiro, Adriano Correia e Francisca Leirião, foram outros dos atletas em destaque durante a época de triatlo.
Refira-se que desde a 1ª internacionalização, em 2015, 24 atletas do Clube de Natação de Torres Novas totalizam 369 internacionalizações, que se traduzem num total de 13 medalhas de ouro, 18 de prata e 20 de bronze.