A prova conta com a participação de oito clubes do distrito de Santarém nomeadamente SDTN (Torres Novas), CNRM (Rio Maior), CVE (Constância), UDRZA (Zona Alta), ACRSC (Santa Cita), HCS (Santarém), JO (Ourém), UDC (Chamusca), com 160 atletas participantes e inscritos na Associação de Patinagem do Ribatejo.
O torneio tem, ao todo, 13 escalões que vão desde a iniciação (3-6 anos) até à pré-competição que serão avaliados por um comité de juízes provenientes da Associação de Patinagem do Ribatejo e da Associação de Patinagem de Lisboa. A coadjuvar dois calculadores também destas duas associações. Os atletas serão avaliados pela componente técnica e artística através do sistema White.
Serão medalhados os três primeiros classificados de cada escalão, sendo também atribuído um pódio com os respetivos troféus para as três melhores equipas classificadas na primeira Taça “Coração do Ribatejo”.
A seção de Patinagem Artística da União Desportiva da Chamusca, acredita que este torneio vai dar uma grande dinâmica à vila e ao concelho da Chamusca, sendo que o objetivo “é como sempre dar a conhecer uma modalidade e permitir abrir novos horizontes e valências no desenvolvimento dos nossos jovens”.