O trajecto inicia-se no Jardim do Coreto e passa, entre outros locais, pela Ermida da Senhora do Pranto, Igreja da Misericórdia, Tapadão, Porto das Mulheres, entre a charneca e a lezíria. Pelo caminho pode descobrir também a fauna e flora locais, com destaque para o rosmaninho, áreas de montado de sobro, entre as ruas da vila e os estradões de terra batida, onde se encontram também os campos agrícolas.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, que frisou que neste processo de promoção turística dos territórios “mais do que fazermos apenas para o nosso território é importante fazer em rede”.
A componente de rede é assegurada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo (ERT), cujo presidente, António Ceia da Silva, salientou a riqueza e o potencial enormes da região da Lezíria do Tejo ao nível do turismo, mas sublinhou que é preciso agora transformar esse potencial em produto turístico “para que venham mais turistas, mais hotéis, mais restaurantes e mais comercio”.
A par do lançamento do guia de percursos de walking (pedestres), está também em curso a criação de rotas de percursos de cycling (bicicleta). A Chamusca será um dos dois concelhos da região que primeiro vai ter um centro de BTT integrado nesta rota.
No caso da Chamusca, o Centro de BTT do Arripiado já está pronto, faltando apenas a definição por parte da ERT de uma imagem comum para a marcação dos percursos nos vários territórios.
O Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo pode ser consultado em formato digital no site do Município da Chamusca e no portal www.visitribatejo.pt.