O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, considera que “é inegável que o tecido associativo em Abrantes é a expressão organizada de um dos mais dinâmicos agentes de transmissão de identidade cultural, social e desportiva do nosso concelho” e salientou que, apesar da pandemia, “as nossas associações foram e continuarão a ser decisivas para garantir o que de melhor o futuro nos reserva”.
Nos últimos quatro anos, o Município de Abrantes investiu mais de 2,5 milhões de euros neste programa de apoio às coletividades, valor que reconhece a importância que estas coletividades têm para o nosso concelho.
Para 2022, o total do financiamento aprovado foi de 908.095,02€ para 78 coletividades e um total de 172 projetos aprovados. No valor total do apoio, está incluída a verba de 300 mil euros, que se veio juntar ao meio milhão de euros habitual do FINAbrantes, para apoiar as instituições desportivas, culturais e sociais com a conservação/beneficiação e construção de infraestruturas e a aquisição de equipamentos e de viaturas que, neste ano de 2022, contemplou 19 entidades.
“Este é um pacote financeiro que voltaremos a ter porque foram muitas as candidaturas que recebemos este ano e não conseguimos apoiar todos”, salientou Manuel Jorge Valamatos.
Durante a cerimónia, foi entregue à Câmara Municipal de Abrantes a Bandeira de Ética, atribuída pelo Plano Nacional de Ética no Desporto, pelas mãos do seu Coordenador Nacional, José Lima.
O FINAbrantes é um programa municipal de incentivo a entidades concelhias que tem como objetivo manter e apoiar as atividades das diversas entidades nas áreas da cultura, desporto, recreio, juventude e da intervenção social, de forma regular e diversificada, uma vez que são pilares fundamentais de coesão social e de apoio aos interesses e necessidades de cada cidadão.