O Atlético Clube de Pernes (ACP) e a União Desportiva de Leiria estabeleceram um protocolo de cooperação direccionado para os escalões de formação, nomeadamente os Iniciados , Juvenis e Juniores. Com este acordo, os jovens atletas ribatejanos vão ter um acompanhamento permanente por parte do emblema da cidade do Lis.
“Esta situação proporcionou-se e, numa primeira fase, temos consciência de que beneficiará mais o Pernes que a U. Leiria”, referiu o presidente do ACP, Pedro Teopisto.
O dirigentes explica que os atletas do Atlético "estarão sob constante observação", dos responsáveis da União de Leiria, clube que tem todos os seus escalões de formação a disputar os campeonatos nacionais, constituindo um enorme estimulo para os jogadores do ACP poderem evoluir e sentirem que estão mais perto de poderem subir um degrau nos seus objetivos desportivos.
O primeiro contacto entre equipas dos dois clubes será a 21 de Setembro, no centro de estágios leiriense, através de um jogo particular de preparação, entre as equipas de juvenis. Posteriormente, a União Desportiva de Leiria, participará nos torneios de formação do AC Pernes.
Um dos pontos do protocolo, prevê a participação cíclica de jogadores de Pernes, durante uma semana, em treinos das equipas da União de Leiria.
Futuramente, o AC Pernes está a equacionar a organização de jornadas técnicas com os treinadores dos dois clubes, por forma a ser mais fácil conciliar métodos de trabalho, que possam potenciar uma melhor e mais rápida adaptação dos seus jogadores, caso algum deles seja recrutado para os quadros da União de Leiria.