Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN), alcançou o 6º lugar na 1ªetapa do Campeonato do Mundo de Triatlo (World Triathlon Championship Series), que se realizou este sábado, 15 de fevereiro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Numa prova disputada em distância sprint, o atleta olímpico “ficou bastante feliz com o lugar obtido, tendo em conta que realizou um segmento de ciclismo completamente condicionado por um problema na roda dianteira da sua bicicleta, o que não lhe permitiu controlar da melhor forma a sua prestação em prova”, segundo um comunicado do CNTN.
Esta etapa contou ainda com a presença de outro atleta do clube torrejano, o belga Erwin Vanderplancke, que terminou na 41ªposição, e a participação dos portugueses Vasco Vilaça, do Benfica, que conquistou a medalha de bronze, e Miguel Tiago Silva, do Olímpico de Oeiras, que concluiu no 13ºlugar.
No domingo, dia 16, disputou-se a prova de estafetas mistas, com a atleta olímpica do CNTN Maria Tomé a realizar uma boa prestação no 1ºpercurso, “mas um acidente no ciclismo do 2ºpercurso, atirou com a equipa portuguesa para fora de competição, devido a um problema mecânico com a bicicleta de Vasco Vilaça”, explica o mesmo comunicado.
A nível nacional, o CNTN iniciou a época 2025 com 6 pódios na 1ªetapa do nacional de duatlo por clubes, que se realizou também no sábado, em Arronches.
O clube de Torres Novas alcançou o 3ºlugar por equipas em masculinos, com Rodrigo Narigueta no 9ºlugar da geral (1º cadete), Adriano Correia no 10º (1º 30-34 anos) e Rui Narigueta no 15º (1º 45-49 anos).
No setor feminino, Francisca Leirião, na sua estreia em duatlo sprint, foi 5ª à geral (1ª cadete) e Mariana Duarte 8ª (3ª 25-29 anos).
































