O objetivo principal da secção de triatlo do Clube Desportivo “Os Águias”, de Alpiarça, é a formação de jovens talentos, mas o clube ribatejano, atual campeão nacional de seniores masculinos, não descura a competição e quer renovar o título conquistado em 2012, melhorando também o terceiro lugar coletivo feminino conquistado o ano passado.
Cerca de um ano depois da morte do grande impulsionador do triatlo em Alpiarça, o ex-técnico e seleccionador nacional António Miguel Jourdan, que faleceu a 1 de Abril de 2012, vítima de ataque fulminante, o clube reorganiza-se sob a coordenação técnica de Sérgio Santos, também ele antigo diretor técnico nacional da Federação de Triatlo de Portugal, e espera melhorar a performance individual e coletiva dos seus cerca de 60 atletas, de vários escalões.
A face mais visível destas seis dezenas de desportistas é o grupo que faz parte do projeto Águias-DESMOR. São 9 atletas, todos com chamadas regulares à seleção nacional, que residem em Rio Maior, onde estudam e treinam diariamente no Centro de Alto Rendimento.
O grupo é composto por Luísa Condeço, Sara Tenrinho, Filipa Pais Santos, Ricardo Feliciano Jorge, David Luís, Ricardo Calado, Rui Tenrinho, Rafael Ribeiro, Vasco Pessoa e Duarte Marques, este último que faz parte dos quadros da equipa técnica do centro de estágio mas que compete pela equipa dos Águias.
Apesar de estarem a seguir um planeamento de acordo com seu estado de formação atual, estes jovens têm oportunidade em algumas sessões de treinar em conjunto com os atletas internacionais que são residentes no centro de estágios, casos dos triatletas brasileiros que se preparam para os jogos olímpicos de 2016, ou dos campeões nacionais de sub23 do Chile e da Coreia. Alguns destes atletas estrangeiros poderão também integrar a equipa do Águias, dando sequência, ao treino conjunto que fazem no centro de alto rendimento.
A este grupo junta-se um outro, de 13 atletas, todos eles dos escalões de Cadetes, Juniores e Sub23, que treina em Alpiarça e que, sobretudo nos períodos de férias escolares, trabalha em conjunto com o grupo de Rio Maior.
Em relação a época passada, as duas ausências mais notadas são as de Miguel Arraiolos, que saiu para o Benfica, e João Ferreira, que agora compete pelo Sporting.
“Este projeto é claramente orientado para a preparação olímpica de 2020. Pode acontecer que algum deles esteja a discutir a qualificação olímpica para 2016 mas não é essa a prioridade tendo em conta a faixa etária deles”, explica o coordenador técnico do Águias, Sérgio Santos, acrescentando que estes atletas deverão atingir a maturidade competitiva entre os 28 e os 29 anos. “Em 2020 todos eles estarão entre os 25 e os 28 anos”, recorda.
O técnico alerta no entanto para o facto de em Portugal não haver facilidades escolares para estes atletas de alta competição, o que complica sempre a sua progressão. “Enquanto continuarmos a entender que jovens que treinam 4 a 5 horas por dia têm que ter exatamente o mesmo tipo de horário que os outros estudantes, que quando vão para casa podem ir estudar, fazer os trabalhos de casa, brincar, jogar playstation ou ver televisão, a formação não é a ideal e alguma coisa tem de ficar para trás”.
A secção de triatlo do Águias de Alpiarça completa-se com a escola de triatlo, que neste momento é constituída por 22 jovens, nascidos depois do ano 2.000, e com os 13 elementos dos grupos de idade, nos escalões de seniores e veteranos, que praticam a modalidade essencialmente por lazer.
Além de Sérgio Santos, a equipa técnica do Águias é formada por Sandra Isabelinha, Vasco Pessoa, Ricardo do Canto, Duarte Marques e Filipa Jourdan.
Triatlo Miguel Journan abre campeonato de clubes
A apresentação oficial da equipa será esta quarta-feira, 6 de março, em Alpiarça, onde será também apresentado o primeiro triatlo Miguel Jourdan, uma prova de homenagem ao impulsionador da modalidade naquela vila ribatejana.
A competição, que marcará o arranque do campeonato nacional de clubes, está marcada para o dia 24 de março, junto à Barragem dos Patudos, em Alpiarça, e servirá também para avaliar os atletas que irão integrar a seleção nacional.