A Associação Académica de Santarém (AAS) assinalou este sábado, 5 de outubro, o seu 93º aniversário, numa festa que juntou na Casa do Campino atletas, pais, dirigentes, sócios e simpatizantes.
As comemorações começaram com um festival de sopas, confecionadas pelos diversos escalões e modalidades do clube, que, desde a hora de almoço até ao jantar, deleitaram quem as provou. A sopa eleita pelos participantes foi a “FutCanja” do escalão de Sub 11, seguindo-lhe a Sopa de Pedra da Ginástica Acrobática e, não muito distante, a Sopa de Espinafres e Camarão da Equipa de Iniciados.
À tarde realizou.se uma sessão fotográfica em que os diversos escalões posaram para o registo de época e onde se consagrou com a entrega dos troféus e faixas a equipa de Infantis, Campeões Distritais Nível 1 e Nível III, da Época 2023/2024.
A noite terminou com a atuação da ginástica Acrobática, seguindo-se animação musical, pelos Ved’Noize e mais tarde com Laura Macedo e os Rocktonight. A data foi assinalada por um enorme bolo alusivo à celebração, soprou-se as velas e cantou-se os Parabéns à AAS, com direito a brinde e ao grito da praxe.
Uma centena na Taça Internacional Briosa de Petanca
Paralelamente às comemorações do 93º aniversário, entre os dias 4 e 6, realizou-se no campo Infante da Câmara, entre a sede da Académica e a Casa do Campino, um torneio internacional de petanca, em Tripletes Masculinos, Tripletes Mistos, e Dupletes Femininos e ainda um Open de Precisão, que juntou mais de 100 atletas, de clubes portugueses, espanhóis, franceses e de Marrocos, que se deslocaram a Santarém com as respetivas comitivas.
O arranque simbólico da competição foi dado com um Torneio VIP que contou com a presença de prestigiados representantes de várias entidades da região, da modalidade e do clube, nomeadamente, João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Alfredo Amante, Vereador com o Pelouro do Desporto, Carlos Coutinho, Presidente da Viver Santarém EM, SA, Enio Messia, Vice Presidente da Federação de Petanca Portuguesa, Gilberto Leandro, Presidente da AAS, António Melão, Presidente do Conselho Fiscal da AAS. Estiveram ainda presentes no apoio técnico ao torneio o Presidente da Associação Petanca da Zona Norte, Fernando Queirós e os Árbitros Nuno Ângelo da APZC, José Sousa da APZN.
Na classificação competitiva das provas, o Open de Precisão terminou com a vitória do Português Jorge Neves, do Clube de Petanca de S. Mamede, Batalha, vencendo na final Juan Marmol Ribas, da Catalunha, Espanha.
A final de Tripletes Masculinos foi disputada também pela equipa da Petanca de S. Mamede, capitaneada por Jorge Neves, mas viria a ser derrotada pelo triplete de França, constituído por Tanguy Penin, Fred Marques e Joel Malatesta.
Nas senhoras, as francesas ficaram novamente no topo do pódio. A equipa campeã, formada por Anne de Almeida e Viviane Magnier, venceu na final a equipa da casa, constituída pelas Briosas, Diana Vicente e Joana Grais.
Na prova de mistos a vitória coube à tripla capitaneada por Diana Vicente, com os espanhóis António Macebo e Diaz, que venceu a equipa de Nadine Leandro, Tanguy Penim e Joel Malatesta.