As obras da academia de futebol, a primeira fase da futura cidade desportiva de Santarém, a construir no Jardim de Cima, junto ao complexo aquático, vão a concurso por 4.465.000,00 milhões de euros, quase um milhão a mais do que a verba estimada inicialmente, de 3.6 milhões, que não obteve propostas válidas.
Depois da não adjudicação, a 1 de julho, uma vez que todas as propostas ultrapassavam o preço base inicial, o executivo municipal aprovou esta segunda-feira, 15 de julho, por unanimidade, o lançamento de novo concurso, com revisão do preço em alta, para os quase 4.5 milhões (mais IVA), valor que o vice-presidente da Câmara de Santarém, João Leite, considerou um “valor substancial” e um “esforço significativo”, para os cofres do município.
A autarquia acredita que é possível as obras, que terão um prazo e 240 dias, arrancarem ainda em 2024, tendo previsto para este ano uma verba de 1.674.375,00€. Os restantes 2.790.625,00€ serão gastos em 2025.
As empresas interessadas têm agora um mês para apresentarem as suas propostas, o que fará com que, havendo candidatos, dificilmente as obras se iniciem antes do último trimestre deste ano, um atraso considerável em relação ao previsto.
Nesta primeira fase da futura “cidade” desportiva, que corresponde à academia de futebol, serão construídos dois campos de relva sintética, um de futebol de 11 e outro de futebol de 9, balneários, zona de estacionamento, várias salas de apoio, uma bancada com cerca de 900 lugares e outras infraestruturas que ficarão também para as fases seguintes.
Esta parte da obra conta com o apoio e financiamento da Associação de Futebol de Santarém (AFS), que investe 600 mil euros, verba contratualizada com a Federação Portuguesa de Futebol, e que vai ter acesso a algumas horas diárias para jogos e treinos das suas seleções distritais.
A Academia de Futebol de Santarém é a primeira fase de um projeto mais vasto de uma verdadeira “cidade” desportiva, que incluirá ainda um pavilhão e um estádio de futebol com pista de atletismo.
Para isso a autarquia adquiriu nos últimos tempos uma área total de cerca de 8 hectares junto ao complexo aquático.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
































