Eleito pelo Partido Socialista, onde foi membro da concelhia local e deputado municipal de 1998 a 2021, Filipe Justino desenvolveu a sua atividade profissional em Colmar (França), tendo regressado após a sua aposentação, dedicando a sua reforma à participação na vida associativa e política, tendo colaborado com várias coletividades do concelho de Coruche.
Em 2022, completava 25 anos enquanto presidente da Direção da Associação “Unidos do Sorraia” da Azervadinha, clube da sua terra natal, que dinamizava e desenvolveu. Era atualmente Presidente da Direção da “Comissão de Festas de Coruche” tendo sido sócio fundador, presidente da Direção e dirigente em anteriores mandatos, desde a sua fundação em 2002.
Além de fundar o Grupo de Forcados Amadores de Coruche, em 1971, João Costa Pereira foi o seu primeiro cabo, liderando os destinos do grupo até 1973.
Foi também presidente da Direção, dirigente e sócio do extinto Clube Ornitológico de Coruche, e colaborou com inúmeras publicações periódicas locais e regionais, como o Jornal “O Sorraia”, o “Jornal de Coruche” e o jornal online “Noticias do Sorraia”. Foi ainda fundador e cooperante da Rádio Voz do Sorraia.