A Vinartchã associou aos vinhos – com a mostra de vinhos certificados da região Tejo – a gastronomia e a cultura locais, com ênfase na etnografia da freguesia, expressa quer na animação presente em palco, quer nos expositores de artesanato. Durante o certame foi também conhecida a Rainha das Vindimas da Freguesia de Vila Chã de Ourique.
Presente no certame, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, afirmou o empenho da autarquia em apoiar todas as iniciativas que no concelho, em todas as freguesias, valorizem a nossa identidade cultural, profundamente ligada ao vinho e à vitivinicultura, destacando a importância de certames e eventos que promovam a dinâmica empresarial e se constituam como espaços nos quais os empresários, possam mostrar o seu trabalho, os seus produtos e os seus serviços.
João Ferreira Heitor referiu ainda a importância da Vinartchã pelo “contributo para a afirmação das nossas tradições, tão ligadas à vinha e ao vinho, mostrando como podem ser fatores de diferenciação e atração de pessoas, de visitantes, tanto quanto de projetos empresariais, por exemplo no setor do turismo”.