Sáb, 2 Novembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Viagem à época medieval em Asseiceira

A aldeia de Asseiceira, no concelho de Tomar, vai regressar à época medieval já no próximo fim de semana, dias 1 e 2 de outubro, por ocasião da sexta edição da recriação histórica Ceyceyra Medieval.


O tema deste ano será “D. Dinis fortalece autonomia do lugar”, numa alusão à primeira carta do rei poeta, de 1287, com a proibição de os concelhos vizinhos aplicarem quaisquer foros ou costumes a Ceyceyra.

{creativeslider id=”15″}
“O casario da antiga vila e a zona envolvente da igreja prestam-se na perfeição à reconstituição, sempre atenta ao rigor histórico, dos tempos medievais em que aquele era ponto de passagem cobiçado pelos vizinhos poderosos”, explica uma nota de imprensa da organização.
“Os visitantes encontrarão assim a reconstituição de um burgo medieval, fervilhante de vida, graças ao extenso programa de animação que inclui música, dança, arruadas, animação de rua e recriações de momentos históricos, onde não faltarão as figuras da época, entre as quais os cavaleiros templários, e onde não faltarão as tabernas e tendas dos mercadores”, acrescenta a mesma nota.
O programa começa no sábado, dia 1, às 14 horas, com a abertura do mercado medieval e arruada pelas ruas, seguido, ao longo da tarde, por esgrima, rituais templários, acampamentos e ofícios, danças, tiro com arco, animação de ruas, olaria, falcoaria, jogos medievais, contador de histórias, gansos amestrados e música medieval.
A partir das 21h30, há um cortejo seguido da recriação “Ceyceyra provoca a cobiça dos vizinhos”, mais arruada, música e dança e espetáculo de fogo.
No domingo, o mercado medieval abre às 11 horas, ao meio-dia há missa na igreja matriz (um dos monumentos históricos do lugar) e às 13 abrem as tascas e tabernas.
A partir das 14 horas, haverá recriação de momentos históricos e animação de rua, à semelhança da tarde de sábado e, pelas 17 horas, o cortejo medieval, com a chegada do rei D. Dinis, seguido da recriação histórica “D. Dinis responde e proíbe foros”, após a qual haverá animação de rua, arruada e malabarismo, bem como música e danças medievais.
Por fim, por volta das 21 horas, decorrerá o cortejo e cerimónia de encerramento, com todos os intervenientes na iniciativa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB