A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, presidiu na manhã desta quarta-feira, 19 de março, às cerimónias de reabertura ao público da remodelada Torre das Cabaças – Núcleo Museológico do Tempo, no centro histórico de Santarém.
A Torre das Cabaças, também conhecida como Cabaceiro ou Torre do Relógio, situada em frente ao Museu de São João de Alporão, a caminho das Portas do Sol, é um dos monumentos mais conhecido e emblemático de Santarém, tendo sido, em tempos, a Torre do Relógio do Senado da Câmara.
As obras de requalificação, que decorreram ao longo dos últimos meses, abrangeram o exterior e interior do edifício, divido por três pisos. No primeiro está uma exposição digital sobre o tempo e a torre, assim como uma coleção de relógios de sol.
Uns degraus mais acima, no segundo piso, está a exposição com cerca de três dezenas de relógios, adquiridos pelo município há várias décadas.
No topo da escadaria em caracol está o terceiro piso, uma espécie de miradouro de onde é possível observar uma vista 360 graus da cidade e da lezíria circundante.