Desenvolvido pela Municipal de Rio Maior e pela Associação “Beleza Teatro”, com a colaboração do Coletivo RG – Projeto de Teatro Comunitário, este projeto inovador visa “colaborar na programação, formação e criação artística”, criando, segundo uma nota de imprensa da autarquia, “um teatro genuíno, da comunidade, para a comunidade e com a comunidade”.
“Em cada freguesia será criado um grupo de trabalho que desenvolverá, com a população local, um espetáculo, que é o reflexo do sentir daquela comunidade”, explica a mesma nota, onde se lê que o trabalho já arrancou em Asseiceira, Arrouquelas, Fráguas, Rio Maior e União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João, com a recolha de material para o projeto”.
“Quem se quiser juntar a esta iniciativa basta dirigir-se à sua Junta de Freguesia e manifestar a vontade de participar nesta que será, certamente, uma gratificante e divertida viagem”, acrescenta a nota da Câmara.
O “Somos Todos um Rio” foi apresentado este sábado, 27 de março, dia mundial do teatro, como “um projeto de inclusão e criação de uma identidade comunitária através da arte, e da partilha de experiências e saberes, permitindo a criação de laços e parcerias, quer pessoais quer institucionais, o que visa contribuir para a consolidação da rede cultural do concelho, bem como colmatar algumas das lacunas em termos de oferta cultural fora da cidade”.