Apesar de ter emagrecido novamente o orçamento, a Câmara Municipal de Rio Maior espera que a edição de 2013 das Tasquinhas atraia à cidade cerca de 100 mil visitantes em dez dias, mantendo os níveis que registou nos anos anteriores.
Entre os dias 1 e 10 de Março, o pavilhão multiusos de Rio Maior transforma-se para acolher no rés-do-chão 24 tasquinhas (22 de coletividades das freguesias do concelho e duas exploradas por restaurantes da cidade) e, no primeiro piso, a zona de exposição empresarial com cerca de 50 expositores e as atividades de "showcooking".
Este ano, o orçamento para a realização do certame sofreu um corte de 10% em relação ao ano anterior, o que significa, feitas as contas, uma diminuição de 50% em relação aos custos de 2011.
A redução dos valores obriga "a organização a pôr em prática novas formas de gestão do evento, sem quebra na sua qualidade", salientou Lopes Candoso, chefe de gabinete da presidência da Câmara de Rio Maior, durante a apresentação oficial do certame que a autarquia organiza em parceria com a associação comercial e empresarial local.
Entre as principais novidades, este responsável destacou a parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, que irá fazer demonstrações de cozinha ao vivo em que serão confecionadas diversas iguarias.
À semelhança dos anos anteriores, o chefe cozinheiro Igor Martinho, natural de Rio Maior, terá um convidado a ajudá-lo a cozinhar para o público.
"Espero que as tasquinhas sejam um evento à semelhança do que tem sido nos últimos anos", destacou Isaura Morais, a presidente da Câmara de Rio Maior, sublinhando que se trata de uma iniciativa que traz "muitos visitantes durante dez dias, e que uma vez mais nos possamos orgulhar de mostrar a nossa gastronomia, através da representação das freguesias do concelho e do movimento associativo”.
O programa oficial do evento inclui ainda animação musical com bandas, concertos rock, Dj´s, workshops de culinária, diversos rastreios de saúde, provas de vinhos, uma maratona de BTT e o 8.º Torneio de Golf “Tasquinhas 2013”, entre outras propostas.
Como habitualmente, a zona dos bares e o espaço de animação noturna dedicado aos mais jovens vão ser montados no exterior do pavilhão multiusos.
No exterior do Pavilhão, estará situada a zona dos bares, o espaço de animação noturna destinado aos mais jovens, com DJ’s todas as noites.