Este ano o tema central da ALPIAGRA é “Produtividade Agrícola Diferenciada e a Importância da Sustentabilidade”. Ao todo, a Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça terá nove dias que se dividem entre espetáculos musicais e áreas temáticas dedicadas à agricultura, indústria, comércio, vinicultura e vinho.
O pavilhão empresarial e artesanato, o pavilhão agrícola, as tasquinhas, o espaço da Reserva Natural do Cavalo Sorraia e o picadeiro de garraiadas oferecerão oportunidades para explorar a diversidade do Ribatejo, desde negócios até gastronomia, folclore e tradições.
Além dos espetáculos no palco principal, haverá também destaque às coletividades e associações locais, enquanto o “Espaço Jovem feel the sin”, uma área “after night”, estará aberta após os concertos com nomes mais sonantes, com DJ’s, animação e festas temáticas destinadas ao público jovem.
A Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Sónia Sanfona, enfatiza a relevância do tema da ALPIAGRA 2023, destacando a necessidade da preservação dos recursos naturais e da responsabilidade ambiental. Refere ainda que os municípios têm um papel crucial na promoção de práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis que garantam produtividade sem comprometer o futuro.
“A ALPIAGRA 2023 visa promover a agricultura como uma atividade inovadora e sustentável, indo além da produção, ao valorizar os excelentes produtos da nossa região. Com áreas dedicadas à agricultura, indústria, comércio, vinicultura e vinho, bem como showcookings com produtos locais, pretendemos oferecer uma experiência enriquecedora aos visitantes, fortalecendo o reconhecimento de Alpiarça como líder na produção agrícola diferenciada, comprometida com a sustentabilidade e preservação ambiental. Quanto à programação, a Alpiagra mantém um cartaz de espetáculos musicais de excelência, com artistas de renome nacional e internacional, bem como uma ampla oferta de atividades, animações e manifestações culturais ao longo dos nove dias do evento”, refere.
Esta é a 41ª edição da Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça, mais uma vez com entrada gratuita. No ano passado, o evento bateu recordes, com mais de 150.000 visitantes.