A semana da "ciência & tecnologia 2013" do Centro de Ciência Viva do Alvilela vai não só realizar-se no Carsoscópio de Alcanena, mas também passar por mercados tradicionais e pelo W Shopping de Santarém.
As ações de divulgação científica começam no dia 20 de novembro, no mercado de Alcanena, onde, entre abóboras, frutos com pectina, frutos secos e produtos salgados, se vai falar de processos de conservação dos alimentos, osmose, pH e micro-organismos.
Esta iniciativa repete-se no dia 23, no mercado de Minde, também no concelho de Alcanena, onde se vai explicar que uma simples compota guarda mais segredos do que aqueles que estão relacionados com a sua receita.
Na quinta-feira, 21 de novembro, o W Shopping de Santarém acolhe uma ação onde se vai tentar descobrir o papel da água na modelação da paisagem do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), e explicar as razões pelas quais os pesticidas dos pomares podem contaminar a água para consumo humano.
Café de ciência sobre azeite é a proposta para sexta-feira, dia 22, no Centro Ciência Viva do Alviela, onde, entre as 21 e as 22h30, João Mendes, da Escola Superior Agrária de Santarém, e Susana Sassetti, Associação Agrícola do Ribatejo, vão falar de azeite desde a colheita da azeitona até à chegada ao lagar.
Esta iniciativa chama-se "da oliveira ao azeite", que vários produtores do concelho de Alcanena vão levar para uma prova com os participantes.
Domingo, dia 24, é dia aberto no Carsoscópio, com entradas gratuitas entre as 10 e as 20 horas, percursos pedestres, atividades com energias renováveis, ateliês sobre cogumelos, e observações astronómicas.
Durante esta semana, o Algar do Pena, o Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC), a Cooperativa Terra Chã, a Quinta da Escola e o Ecomuseu das Salinas de Rio Maior também têm dias abertos com muitas atividades à escolha.