A Diocese de Santarém inicia este sábado, 12 de novembro, as comemorações dos 300 anos da construção da Sé da cidade, também conhecida por Igreja do Seminário.
O programa, que se estende até maio, inclui um colóquio, um concerto e cinco visitas guiadas temáticas.
O colóquio, com início marcado para as 10h00 de sábado, reunirá vários especialistas para um olhar atento sobre o edifício e as suas múltiplas funções na vida social, cultural e religiosa de Santarém desde o século XIII.
Quanto às visitas guiadas, serão uma por mês, a começar pelo antigo colégio jesuíta (28 de janeiro de 2012). A 25 de fevereiro, o tema serão as obras notáveis no antigo seminário de Santarém, seguindo-se as artes decorativas na catedral de Santarém (24 de março), as arquiteturas imaginárias: pintura barroca na catedral de Santarém (28 de abril), e a azulejaria: repositório notável do barroco português, a26 de maio.
A Sé de Santarém é um monumento nacional que teve a sua origem como igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio da Companhia de Jesus. Apesar da sua importância histórica e artística, de grande relevância no contexto patrimonial nacional, são parcos os estudos integrados, que valorizem e coloquem à disposição do público, um conhecimento abrangente deste monumento.
saiba mais em http://www.rederegional.com/index.php?view=details&id=33%3Acomemoracoes-dos-300-anos-da-edificacao-da-se-de-santarem&option=com_eventlist&Itemid=209.