Qui, 12 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

São João de Alporão de portas abertas ao público

Encerrada desde março de 2012 por questões de segurança, a Igreja de São João de Alporão, um dos templos mais ricos em termos históricos em Santarém, voltou a abrir as portas ao público esta sexta-feira, 22 de novembro, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro ministro, Luís Montenegro, e da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.

Concluída a requalificação, que custou cerca de 777 mil euros, financiada a 85% pelo FEDER, a Igreja vai em breve passar a estar aberta ao público diariamente, incluindo fins de semana e feriados, inserindo-se na lógica de funcionamento dos restantes monumentos da cidade prevista no protocolo que a Câmara assinou com a Diocese, a Santa Casa da Misericórdia e o ISLA.

Segundo o presidente da Câmara, João Teixeira Leite, desde a assinatura do protocolo, os monumentos da cidade já registam cerca de 295 mil visitas, um número “muito importante também a nível da hotelaria, do comércio ou da restauração”.

Na sua intervenção, João Teixeira Leite sublinhou que, nos últimos três anos, a Câmara investiu cerca de 17 milhões de euros em intervenções de requalificação do centro histórico, onde se inclui a Igreja da Alcáçova, a entrada das Portas do Sol, a Avenida 5 de outubro, a Praça Visconde Serra do Pilar ou o mercado municipal, entre outros.

Ao investimento público, segundo o autarca, somam-se ainda cerca de 12 milhões de euros a nível do investimento privado, o que exemplifica “a enorme dinâmica que a cidade está a atravessar”.

Para Luís Montenegro, esta obra é um “excelente exemplo” da aplicação de dinheiros públicos, tendo em conta a sua dimensão histórica e a capacidade de atrair visitantes à cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB