O Guia Repsol, que pretende destacar a gastronomia como motor de desenvolvimento nacional, realizar em Santarém, a 7 de abril, a primeira “Gala do Guia Repsol em Portugal”. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e do Turismo do Alentejo e Ribatejo, reforçando o posicionamento da região como destino gastronómico de referência.
Nesta primeira gala, que terá como lema “O Sol nasce em Santarém”, serão também apresentados os primeiros Sóis Sustentáveis em Portugal, premiando os restaurantes com forte compromisso ambiental e valorização de produtos locais.
A apresentação decorreu na terça-feira, 11 de fevereiro, no Manja Marvila, em Lisboa, num evento que contou com iguarias propostas pelo Chef Rodrigo Castelo, do Restaurante “Ó Balcão”, embaixador de Santarém para a Gastronomia, harmonizadas com cinco Vinhos do Tejo.
O presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, explicou que “a escolha de Santarém para acolher a Gala do Guia Repsol Portugal reflete o resultado de uma estratégia concertada e de um trabalho contínuo na valorização e promoção da nossa gastronomia e dos produtos endógenos regionais”.
“Este empenho tem consolidado Santarém como uma referência incontornável no cenário gastronómico nacional, tornando este o momento ideal para anunciar um evento de tamanha relevância. Trata-se de uma oportunidade ímpar para impulsionar a projeção turística de Santarém, destacando a excelência da nossa gastronomia, o talento dos nossos profissionais e o esforço que temos desenvolvido para promover, tanto a nível nacional como internacional, os nossos produtos locais, vinhos e toda a cadeia de valor que sustenta esta identidade gastronómica única”, disse o autarca.
Por sua vez, a diretora do Guia Repsol, María Ritter, afirmou que este percurso já foi feito em Espanha e, agora, a marca quer levar o guia mais além. “A chegada a Portugal começa no Ribatejo, um território de enorme riqueza gastronómica. Somos uma referência no mundo gastronómico e queremos continuar a contribuir para a valorização do setor, promovendo a inovação e o crescimento da restauração em Portugal”, disse.
A Diretora considera que a escolha de Santarém para o lançamento do Guia Repsol em Portugal reflete a riqueza cultural e gastronómica da região. “Santarém, cidade anfitriã, posiciona-se como um dos destinos gastronómicos nacionais e internacionais de Portugal para 2025. A sua localização central, unindo Norte e Sul, permite oferecer um retrato autêntico do que é a gastronomia local, longe dos grandes centros urbanos e dos destinos turísticos convencionais. A gastronomia é um modo de vida e um símbolo da hospitalidade ribatejana, com as suas regiões naturais, Lezíria, Charneca e Bairro, a fornecerem alguns dos produtos mais nobres do país, como vinho, cereais, gado ou arroz, sem esquecer o peixe de rio”, sublinhou.
Os entusiastas da gastronomia podem acompanhar todas as novidades através do site e das redes sociais do Guia Repsol. Nestes canais, é possível explorar conteúdos exclusivos, conhecer os melhores restaurantes e descobrir a lista completa dos vencedores. O Guia Repsol nasceu há 45 anos em Espanha e, depois de um interregno em Portugal, regressa agora para reconhecer o talento de todos os cozinheiros e cozinheiras que proporcionam momentos únicos à mesa.
Nos dias que antecedem a Gala, serão promovidas ações dirigidas à comunidade gastronómica e ao público em geral, criando um envolvimento contínuo com a cultura gastronómica nacional.