O programa tem início às 10 horas, com a visita guiada “Itinerários de Saramago em Santarém”, com ponto de encontro no Jardim da Liberdade, seguindo-se visitas a locais relacionados com a sua obra e também visitados pelo escritor em Santarém, durante a redação do livro “Viagem a Portugal”.
{creativeslider id=”15″}
Simbolicamente, a visita começa no antigo Campo da Feira, onde o Nobel, quando jovem e com o avô Jerónimo, rumou para vender porcos no mercado de gado, segundo explica uma nota de imprensa da Câmara de Santarém.
À tarde, pelas 15 horas, a Sala de Leitura Bernardo Santareno acolhe uma conversa intitulada “Saramago: Scripta ad Mundum”, por António Vasconcelos Lourenço, resultado de uma investigação onde este bibliófilo constatou que José Saramago é o autor português mais traduzido e editado em todo o mundo.
No mesmo espaço, a partir das 15h30, Raimundo Noras apresenta a conversa “Traduzido por José Saramago”, que abordará uma dimensão pouco conhecida do escritor como tradutor, organizando, por género e temática, as publicações em participou, inclusivamente algumas onde não está identificado.