“Terra de Ninguém” é o nome do livro de crónicas que o advogado Santana-Maia Leonardo se prepara para publicar, e que tem já a sua apresentação oficial marcada para o próximo dia 27 de abril, às 18 horas, na sede da Ordem dos Advogados de Évora.
A obra reúne vários textos, alguns dos quais publicados na Rede Regional, onde o autor, ex-vereador na Câmara Municipal de Abrantes, aborda os seus temas favoritos, casos da justiça, educação, a coesão territorial, a reforma do Estado e a desertificação do interior.
De acordo com Santana-Maia Leonardo, “Terra de Ninguém” pode definir-se como “uma visão de cá para lá: do interior pobre e desertificado para o Terreiro do Paço e arredores”.
No prefácio da obra, o advogado confessa sentir-se como o Romeiro de Frei Luís de Sousa, a viver “no meio da tormenta”, e “descrente dos homens e do mundo”, deixando nas páginas que se seguem as suas reflexões sobre um Portugal amplamente desigual, retalhado entre o poder centralista de Lisboa e um território interior e quase fantasmagórico.
O livro vai também ser apresentado em Viseu no dia 8 de maio, e em Abrantes, a 14 de maio, na biblioteca municipal, às 21h30, numa sessão que contará com a participação de Eurico Heitor Consciência, Rolando Silva, Ana Soares Mendes, Margarida Trincão e Francisco Lopes.