Sex, 19 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Salgueiro Maia homenageado em Santarém

salgueiro maia 2016

Salgueiro Maia, o militar que comandou as tropas que saíram de Santarém para derrubar o regime e devolver a liberdade aos portugueses, em 1974, foi homenageado este domingo, 3 de abril, junto à sua estátua, no Jardim dos Cravos, situado numa das entradas de Santarém.

A homenagem, que coincidiu com o 24º aniversário da sua morte, contou com a presença de familiares, entidades públicas e oficiais. José Magalhães, em representação da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril, enalteceu o Homem que foi Salgueiro Maia e a bravura que nunca o fez desistir dos seus propósitos em nome de todo um povo e da sua liberdade e que, por esse motivo e pela sua retidão e humildade, deve continuar a ser lembrado e homenageado e ficar gravado na memória coletiva de um país que lhe deve a si e aos militares que o acompanhavam, a liberdade.

A Vereadora da Câmara de Santarém, Inês Barroso, dirigiu o seu discurso aos mais jovens fazendo uma breve resenha histórica de quem foi Salgueiro Maia. “Homem simples que nunca quis ser herói acaba por protagonizar o episódio mais importante da história recente de Portugal! Como tal merece que o exaltemos! Pelo espírito de missão e de sacrifício com que respondeu ao sentido de servir a liberdade, pelo exemplo de coragem, pelo desprendimento que manifestou por honrarias e poder”, disse a autarca que convidou para junto de si a neta de Salgueiro Maia, Daniela Salgueiro Maia.

A cerimónia, organizada pela Câmara Municipal de Santarém e pela Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril, incluiu um minuto de silêncio e terminou ao som de “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, canção escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para ser a segunda senha de sinalização da Revolução dos Cravos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB