Sex, 14 Junho 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Sá da Bandeira esgotou na antestreia de “O Implicado”

O teatro Sá da Bandeira, em Santarém, esgotou na noite desta segunda-feira, 11 de abril, para a antestreia do filme "O Implicado", que conta a vida de Fernando Salgueiro Maia, um dos maiores símbolos da Revolução de 25 de Abril de 1974.


Com realização de Sérgio Graciano, este filme, produzido pela Sky Dreams, do escalabitano José Gandarez, tem um argumento de João Lacerda de Matos, que ficciona a acção a partir de “Salgueiro Maia – Um Homem da Liberdade”, uma biografia assinada por António de Sousa Duarte.

“Não se fazem heróis por decreto”, disse José Duarte na breve apresentação que antecedeu a exibição do filme, considerando que Salgueiro Maia é o grande herói da também chamada Revolução dos Cravos.

Com Tomás Alves como protagonista, no papel de Salgueiro Maia, “O Implicado” conta também com as actuações de Catarina Wallenstein, Filipa Areosa (atriz do Cartaxo que representa Natércia Maia), José Condessa, Nádia Santos e Miguel Costa, entre outros.

O filme conta a história de Fernando Salgueiro Maia, nascido a 1 de Julho de 1944, em Castelo de Vide (Portalegre). Fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão em 1971. Como delegado da Arma de Cavalaria, fez parte da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA).

Um dos seus feitos mais famosos, recordado neste filme, foi quando, no dia 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que partiu da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição de Marcello Caetano, então presidente do Conselho, e à queda definitiva da ditadura do Estado Novo.

Salgueiro Maia faleceu a 3 de Abril de 1992, aos 47 anos, devido a um cancro, mas este filme ajuda a perpetuar a sua memória entre as gerações atuais e vindouras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB