É o regresso da iniciativa “Provar Portugal na Restauração de Santarém”, promovida pelo município e pela empresa municipal Viver Santarém no âmbito das celebrações dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia.
Esta mostra gastronómica começa a 25 de maio, dia em que o restaurante Blackfrog recebe o ÉleBê (Porto). A 22 de junho, o Oh! Vargas acolhe o Restaurante Tentações da Montanha (Boticas).
Segue-se, a 6 de julho, o encontro no Varanda do Parque (CNEMA) com o Temudus (Coimbra). A 20 de julho, os sabores do Restaurante Torres (Vila Verde) marcam presença no Digusto.
A 3 de agosto, o Luís dos Leitões abre suas portas à Casa Caetano (Arouca). Nesse mesmo mês, a dia 19, na Taberna Ó Balcão pode encontrar o “gostinho transmontano” do Restaurante Académico (Bragança).
Já em setembro, será a vez do Bom Garfo receber o Restaurante Grill o Costa (Vila Real). O ciclo encerra, a 20 de setembro, com a presença de O Algarvio( Faro) à mesa de O Torgal, bem juntinho ao Tejo, na Ribeira de Santarém.
“Santarém é há 40 anos o palco privilegiado da gastronomia portuguesa. Este evento vem reforçar a estratégia do Município de afirmar Santarém como Capital Nacional da Gastronomia, afirma o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves.
João Leite, presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, destaca que “o evento irá ter um importante impacto na economia local, contribuindo para a valorização e afirmação do Concelho de Santarém no contexto nacional”.