Valter Vinagre, fotógrafo da Kameraphoto, e a artista plástica Alexandra Baudouin vão estar em Vila NOva da Barquinha entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro, dando continuidade ao projeto “Residências Artísticas” que o Parque de Escultura Contemporânea Almourol (PECA) está a promover.
“Valter Vinagre vem à descoberta de um concelho ligado ao rio e à paisagem ribeirinha, com seus usos e costumes”, explica uma nota de imprensa da Câmara da Barquinha, ao passo que Alexandra Baudouin “vem trabalhar com um grupo de crianças do concelho, no âmbito da sua investigação em torno da educação artística”.
Durante uma semana, os artistas vão ficar alojados na Rua da Barca, ao lado do edifício do Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC), num espaço que tem condições para receber três ou mais inquilinos.
Resultante da recuperação de um edifício degradado que é propriedade do município, esta residência “tem com três quartos autónomos equipados com casa de banho, internet e onde as pessoas poderão confecionar as suas próprias refeições, incluindo um quintal onde o artista poderá estar a trabalhar ou em tempo de lazer”, explica a mesma nota.
A estreia deste novo equipamento ocorreu no início de agosto, com o fotógrafo Miguel Proença, responsável pelas fotografias do catálogo do PECA.
“Este projeto, uma parceria da autarquia com a Fundação EDP e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) prevê a realização de residências de curta duração que pretendem trazer ao concelho artistas que queiram desenvolver ações tendo em vista a discussão contemporânea, a dinamização da criatividade e a divulgação e intercâmbio com a comunidade, em diversas áreas artísticas como desenho, pintura, fotografia, vídeo, escultura, teatro, música, escrita criativa, entre outras”, lê-se ainda na informação da autarquia.