Dois professores, que estudaram e viveram em França e são ambos licenciados Línguas e Literaturas Modernas, vão lançar um ensaio em francês sobre uma das obras de Gustave Flaubert no próximo dia 21 de novembro, às 16 horas, no Palácio do Infantado, em Samora Correia.
A análise literária à obra “La Légende de Saint Julien l´Hospitalier” é da autoria de Mário Gonçalves, professor na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, e António Rodrigues, professor no Agrupamento de Escolas de Alpiarça, tem prefácio de Urbano Tavares Rodrigues, e será apresentada por Sílvia Fernandes, diretora da revista “Livros & Leituras”.
Em abril de 1877, este escritor francês, considerado precursor de Eça de Queirós, publicou um livro intitulado “Trois Contes”, a sua última obra acabada.
O segundo conto chama-se “La Légende de Saint Julien l’Hospitalier”, sendo esta a parte que mereceu uma análise literária por parte dos dois autores, que esmiuçam ao detalhe a ação, o tempo, o espaço, o personagem e narradores da obra.
Segundo os autores, “talvez o facto de nunca ninguém ter analisado esta obra com tanto detalhe tivesse levado o escritor Urbano Tavares Rodrigues, professor de literatura francesa, a prefaciar este estudo”, cujos custos foram integralmente suportados por uma editora francesa, a Edilivre.