Dando amplo destaque à temática do abandono escolar, “Combater a Desistência na Educação e Formação de Adultos” é o nome do livro lançado pelo professor e jornalista Mário Gonçalves na quarta-feira, 20 de Junho, no auditório da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM).
A obra teve por base um projecto de intervenção desenvolvido no âmbito de um mestrado em ciências da educação / formação de adultos, e dá um contributo para combater o abandono escolar, que, segundo o autor, deve ser considerado uma prioridade, tal como a formação de adultos.
Mário Gonçalves, que é também o responsável pelo Centro de Novas Oportunidades (CNO) da ESPM, interroga-se sobre os motivos que levam os alunos a desistir do ensino regular, sejam eles o desinteresse, a fraca motivação, os desajustes nas relações pedagógicas ou as metodologias desapropriadas, entre muitos outros, relacionando-as depois com a formação de adultos.
Partindo da sua experiência, o autor defende a tese de que “muitas das soluções encontradas para combater o abandono escolar na formação de adultos são transversais e adaptáveis a outras modalidades de ensino”, num livro que visa provocar discussão sobre o sistema de ensino em Portugal.
Nascido em Leiria, em 1970, Mário Gonçalves licenciou-se em línguas e literaturas modernas pela Universidade Autónoma de Lisboa e fez mestrado em ciências da educação, com especialização em formação de adultos, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.