Ter, 10 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Peça Feliz e Direta sobre a Tristeza

A primeira peça de teatro – de uma série de três que este mês subirão ao palco do Centro Cultural do Cartaxo, no âmbito do projeto educativo deste espaço cultural – levou esta sexta-feira, 11 de março, algumas dezenas de jovens a pensar sobre temas que, muitas vezes, lhe são próximos, como a depressão, a tristeza ou o isolamento.


No mês em que se assinala o Dia Mundial do Teatro, o projeto Educativo do Centro Cultural do Cartaxo propõe três peças de teatro para crianças e jovens. A Peça Feliz e Direta sobre a Tristeza, foi a primeira a subir ao palco e encerrou com uma conversa dos jovens com os atores, encenadoras e produção.

A partir do livro “A Rainha do Nort”e, de Joana Estrela, inspirado na Lenda das Amendoeiras, lenda algarvia que fala sobre o amor de uma rainha vinda do norte da europa por um rei árabe e da sua tristeza crescente por não ter no algarve a neve do seu país natal, a peça reflete sobre como a tristeza pode invadir até a pessoa mais alegre e enamorada.

Os dois atores em palco, – Jaime Mears e Pacas, levam os jovens da alegria e felicidade, da exaltação do amor e da paixão, ao desânimo crescente, à tristeza e isolamento de uma das personagens, não sem deixarem uma mensagem de esperança e apontarem um caminho de saída.

Ser feliz a todo o momento e para sempre, é quase impossível, a tristeza faz parte da vida e é normal. Deixar que os outros nos ajudem ultrapassar as dificuldades em que todos, a determinado momento, nos enredamos, pode ser a solução para os dias mais escuros e difíceis.

A Peça Feliz e Direta sobre a Tristeza, esteve no Cartaxo no âmbito da parceria da Câmara Municipal do Cartaxo com a Associação Materiais Diversos.

No dia 15 de março, Camões é um Poeta Rap, Sonetos de Luís de Camões chegará em forma de performance musical e no dia 31 de março, o texto de José Saramago, Ano da Morte de Ricardo Reis, será apresentado na adaptação de Filomena Oliveira e Miguel Real, a partir do texto original do escritor – que dá nome ao auditório do Centro Cultural do Cartaxo.

A programação que integra o Projeto Educativo é, sempre que possível, decidida em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, de modo a que a oferta seja também uma resposta aos conteúdos pedagógicos.

Os custos são assumidos na íntegra ou em parte pela Câmara Municipal para que os alunos possam estar presentes de modo gratuito, ou a um valor muito reduzido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB