Ana Simão, a autora do livro “A Menina dos Ossos de Cristal”, lançado em Santarém no início de 2014, recebeu no dia 28 de dezembro uma espécie de presente de Natal atrasado, mas de grande significado: uma carta do Papa Francisco a agradecer o envio do livro e a demostrar a sua solidariedade para com o seu sofrimento e limitações físicas.
Recorde-se que Ana Simão nasceu com Osteogénese Imperfeita, vulgarmente conhecida como a doença dos ossos de vidro, uma doença congénita, rara, que se caracteriza por fraturas espontâneas e frequentes dos ossos.
Num texto enviado à Rede Regional, Ana Simão, que atualmente está internada no Centro de Reabilitação do Alcoitão, conta que há uns meses decidiu enviar o livro ao Papa, para lhe dar a conhecer a sua história que está contada no livro e não esconde a emoção que sentiu quando recebeu a resposta de Jorge Bergoglio.
“Nunca sejais homens e mulheres tristes: um cristão não o pode ser jamais! Nunca vos deixeis invadir pelo desânimo! A nossa alegria não nasce do facto de possuirmos muitas coisas, mas de termos encontrado uma pessoa – Jesus – que está no meio de nós; nasce do facto de sabermos que, com Ele, nunca estamos sozinhos, mesmo nos momentos mais difíceis, mesmo quando o caminho da vida é confrontado com problemas e obstáculos que parecem insuperáveis… e há tantos!”, destaca Ana Simão, do texto, de uma página, enviado pelo Papa.