No que se refere à atribuição do prémio na categoria “Interior | Exhibition & Museum”, o júri destacou o facto de “toda a intervenção ter sido concebida para ser completamente reversível e minimalista para evitar competir com a grandeza histórica do existente”.
Numa edição em que estiverem a concurso 705 projetos de 56 países, o júri acrescenta ainda que a “exposição temática, no interior desta igreja histórica portuguesa, explora a intersecção entre uma arquitetura etérea e minimalista, com uma arquitetura existente com mais de 800 anos, acreditando que estas duas realidades podem coexistir e potenciar-se”.
No que se refere à categoria “People Choice Award 2022”, a atribuição do prémio foi decidida por voto aberto do público, numa eleição que contou com uma participação recorde de mais de 135 mil votos de todo o mundo.
Os “Loop Design Awards” são um prémio internacional que premeia o que de melhor se faz na arquitetura, design de interiores, paisagismo, design de produto, fotografia de arquitetura e vídeo de arquitetura, em todo o mundo.
O painel de 44 jurados, segundo uma nota de imprensa da Câmara de Abrantes, “é multidisciplinar e integra conceituados arquitetos, fotógrafos, editores e designers da Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceânia”.
A museografia e a arquitetura expositiva do Panteão dos Almeida esteve a cargo da Spaceworkers, e foi inaugurada a 14 de junho de 2021, dia da cidade de Abrantes, fazendo agora parte da rede de Museus de Abrantes, que inclui o Museu MDF – Metalúrgica Duarte Ferreira, em Tramagal, o MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, o Quartel – Galeria Municipal de Arte, e o MAC – Museu de Arte Contemporânea, cuja requalificação se encontra em fase de conclusão.
O Panteão dos Almeida abriga vários túmulos, entre os quais os dos Condes de Abrantes (sécs. XV e XVI), destacando-se os túmulos em estilo gótico florido flamejante, uma estrutura retabular quinhentista, azulejos hispano-mouriscos, e exemplares de frescos ou pinturas murais, que datarão do século XVI.