Fernando Carvalho Rodrigues, conhecido como o “pai” do primeiro satélite português, é o orador convidado na sessão solene do 4º aniversário do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIVJS), que vai decorrer no próximo dia 28 de maio, às 16 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de Santarém.
“Santarém, nas batalhas do Tejo, abrindo a rota do desconhecido” é o nome da comunicação do cientista, que, além de ser o principal responsável pelo desenvolvimento do PoSAT-1, que está em orbita desde 2003, é professor catedrático do IADE, onde coordena a Área Científica das Tecnologias.
Fernando Carvalho Rodrigues foi galardoado com vários prémios, entre os quais o Prémio Pfizer, o Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia e o Prémio Albert J. Myer.
Tratando-se da sessão oficial que assinala o 4º aniversário do CIJVS, vão também ser entregues os prémios “Dr. Joaquim Isabelinha” e Empresário “Júlio Rafael”, ao abrigo do protocolo estabelecido com a família do Dr. Joaquim Isabelinha e família do empresário Júlio Rafael.
Os premiados deste ano são José d’Encarnação e Moirika Reker, pelos trabalhos “Os monumentos epigráficos, retratos de vida … em Scallabis” e “Cidade Frutífera. A fruta urbana como contributo estético-político no desenho da cidade.”, respetivamente.
José d’Encarnação é professor catedrático desde 1991, em História e Arqueologia, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, aposentado desde de 2007, e é autor de mais de 800 textos, publicados em revistas e livros da especialidade, entre artigos e livros.
Doutoranda em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em Artes Plásticas pela School of the Arts da Columbia University em Nova Iorque, Moirika Reker desenvolveu uma pesquisa sobre dinâmicas de apropriação do espaço público através de pomares urbanos, financiada pela European Cultural Foundation.