A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) vai realizar um concerto dedicados a Ruy Belo, poeta nascido na freguesia de São da Ribeira, Rio Maior, e que faleceu em 1978.
O espetáculo realiza-se na Biblioteca Nacional, em Lisboa, na próxima sexta-feira, 24 de julho, às 21h30, com o maestro João Paulo Santos a dirigir a OML num concerto constituído pelas peças “Greeting” e “Ce funeste langage”, de João Paulo Madureira, e ainda a Sinfonia n.º 6, “A manhã”, de Joseph Haydn.
Neste concerto, António Mega Ferreira, que preside ao conselho de administração da Associação Música, Educação e Cultura, que tutela a OML, também vai ler um poema de Ruy Belo.
Este será o segundo concerto da orquestra dedica ao poeta e conhecido oposicionista ao Estado Novo, pois o primeiro realizou-se na passada sexta-feira, no mesmo local, dirigido por Pedro Amaral, e em que a violoncelista Ana Cláudio Serrão interpretou uma peça de Eurico Carrapatoso inspirada em poemas de homenageado, “Nove vocalizos para Catarina e cordas”.